(67) 3352-4311

Travessa Torres, 60 – Bairro Monte Castelo
Campo Grande – MS, 79010-173

Realização de escopo completo de Monitoramento Ambiental

Observações, medições e estudo de problemas e alterações do meio ambiente em uma região e suas respectivas medidas preventivas.

O que é Monitoramento Ambiental?

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, Monitoramento Ambiental é acompanhamento sistemático da situação dos recursos ambientais dos meios físico e biótico, visando a recuperação, melhoria ou manutenção da qualidade ambiental. 

Em outras palavras, é o acompanhamento do meio ambiente em áreas urbanas e rurais. 

Imagine, por exemplo, se não existissem centros meteorológicos. Seria muito complicado saber se está por vir uma tempestade, ou um longo período de seca. Fiscalizar os acontecimentos naturais é muito importante, principalmente em áreas industriais onde um impacto ambiental pode impactar a vida de milhares de pessoas e animais silvestres.

Embora o Monitoramento Ambiental exista há muito tempo, esse é um tema pouco discutido e, consequentemente, pouco conhecido. Por isso nós da ARATER preparamos este conteúdo para que você consiga entender melhor do que se trata.

Como é feito o Monitoramento Ambiental

As diversas ações de monitoramento consistem na coleta de informações ambientais em intervalos regulares de tempo. Essa coleta é sempre feita de forma padronizada por meio de medições, observações e pesquisas, gerando um banco de dados que permite monitorar o meio ambiente e detectar eventuais impactos e alterações antes que esses possam impactar a sociedade e o ecossistema. 

Em casos de áreas industriais, os dados registrados anualmente permitem uma avaliação global das atividades desenvolvidas pelo empreendimento, permitindo o acompanhamento da produção e auxiliando no desenvolvimento sustentável do mesmo.

Por quem é feito o Monitoramento Ambiental?
O monitoramento ambiental é feito por empresas e profissionais especializados (Biólogos, Engenheiros Ambientais e Florestais). 

Há mais de 12 anos a ARATER trabalha com equipe multidisciplinar e equipamentos atuais para a realização do monitoramento ambiental. 

Tipos de Monitoramento Ambiental
Atualmente a ARATER oferece 15 programas de Monitoramento Ambiental voltados para todos os tipos de empreendimentos rurais e urbanos:

  1. Programa de estímulo à regularização ambiental de imóveis rurais e regularização de áreas degradadas (PRADA) e controle de incêndios florestais;

  2. Programa de controle de erosão e assoreamento;

  3. Programa de monitoramento da qualidade do solo;

  4. Programa de monitoramento da qualidade das águas subterrâneas;

  5. Programa de monitoramento da qualidade das águas superficiais;

  6. Programa de controle das emissões atmosféricas por fontes pontuais;

  7. Programa de monitoramento da fauna silvestre;

  8. Programa de monitoramento da biota aquática;

  9. Programa de gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil (PGRCC);

  10. Programa de monitoramento de efluentes líquidos;

  11. Programa de gerenciamento da sinalização e do tráfego (indústria e agrícola);

  12. Programa de monitoramento de riscos ao meio ambiente;

  13. Programa de monitoramento e controle de ruídos externos;

  14. Programa de comunicação social;

  15. Programa de educação ambiental.

Entre em contato com a ARATER
Interessado em acompanhar de perto o meio ambiente em torno do seu empreendimento? A ARATER atua há mais de 30 anos na área de consultoria ambiental, projetos agropecuários e monitoramento ambiental, e possui uma equipe multidisciplinar de profissionais capacitados e com expertise no mercado. Quer conhecer melhor o nosso trabalho? Preencha a tabela ao lado direito da tela e entre em contato com nossa equipe especializada.

Quero mais informações

Quero receber o retorno por:

E-mail

arater@arater.com.br

Telefone

(67) 3352-4311

Endereço

Travessa Torres, 60 – Campo Grande/MS, 79010-173